• cadeado com um desenho de coração no meio preso em uma corrente ilustrando a fuga do amor e como vencer o medo de amar

    Como vencer o medo de amar?

    Como vencer o medo de amar? A raiz desse medo está nas relações afetivas que não deram certo. Você se frustrou com as expectativas que criou e, para não passar por isso novamente, criou defesas. E a única solução que enxerga é não se envolver afetivamente com ninguém. No primeiro sinal de afeição, você já se afasta. Prefere não conhecer pessoas novas. A cada tentativa de amigos em te apresentar possibilidades, você prefere se isolar na sua casa, no seu quarto. Tudo isso para evitar sofrimento. Qual é o nome desse sofrimento? E você sabe qual é o nome desse sofrimento para vencer o medo de amar? Ele esconde frustrações,…

  • gota de água em forma de coração caindo em uma pequena poça representando o amor líquido de bauman

    O Amor Líquido de Bauman

    Vou falar um pouco sobre o Amor Líquido de Bauman, livro que me gerou profundas reflexões. Ele vai muito além de simplesmente questionar as atuais relações cotidianas, as quais acompanham o imediatismo tecnológico e psicológico, já que a impulsão promovida pela necessidade de suprir carências emocionais sempre fala mais alto. Amor romântico O Amor Líquido de Bauman desmistifica o amor romântico e aborda esse sentimento de uma forma mais realista, o  que me leva a pensar exatamente como ele: existe uma dualidade entre o amor e o egocentrismo. As pessoas dizem amar, mas suas atitudes são impulsionadas pelo calor de suas carências. Ou seja, desejam o objeto de amor porque…

  • mulher encostada na parede com as maos apoiadas no rosto triste pensando nos 11 erros cognitivos que atrapalham sua performance

    Erros cognitivos que atrapalham sua performance

    Existem 11 erros cognitivos que atrapalham sua performance, e este artigo irá descrever cada um deles. Todos nós, alguma vez na vida, tivemos pensamentos que nos estagnaram a ponto de nos fazer não sair do lugar onde estávamos. Isso te soa familiar? O nosso cérebro é programado a obedecer nossos pensamentos e, por isso, nossas ações são convergentes a tudo o que temos como crenças. Assim, se eu acredito que sou incapaz, certamente todas as minhas escolhas e ações estarão imersas em um padrão mais negativo, seja supervalorizando as outras pessoas e negligenciando a si próprio, ou tendendo a entrar em um estado depressivo crescente. Da mesma forma, se você…

  • casal em um primeiro encontro ilustrando o que você precisa saber antes de iniciar uma relação

    O que você precisa saber antes de iniciar uma relação

    Antes de falar sobre o que você precisa saber antes de iniciar uma relação, eu preciso dizer que tive algumas experiências amorosas ao longo dos meus 30 anos de vida e, por isso, penso ser pertinente escrever a respeito disso. Acabei escrevendo um livro sobre o assunto, em 2016, em que abordo sobre a personagem Helena, que sofre de algo muito comum: a dependência emocional. Com algumas peculiaridades em sua postura afetiva. Sofrimento amoroso Mas, o mais importante aqui neste texto é que me tornei Psicóloga e, hoje, o que mais aparece em meu consultório são pacientes mulheres, trazendo a queixa principal como sofrimento amoroso. Obviamente, sempre acabamos descobrindo algo…

  • duas cabeças de frente uma para outra com engrenagens saindo do cérebro ilustrando os benefícios da terapia cognitiva comportamental

    Benefícios da Terapia Cognitiva Comportamental

    Antes de falar sobre os benefícios da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), é importante explicar o que é a Terapia Cognitiva Comportamental. Trata-se de uma abordagem direta, breve, focada no problema atual do paciente. É voltada para a ação e resolução dos problemas. Propõe que há uma inter-relação fascinante entre o pensamento, a emoção e o comportamento de uma pessoa. Baseia-se na ideia de que a percepção que temos de uma determinada ocorrência é o que determina como vamos nos sentir e reagir a ela. Em outras palavras, a TCC é uma psicoterapia cujo foco está na mudança cognitiva do paciente que, por consequência, afetará sua mudança comportamental e emocional. Tendo…

  • mulher gorda olhando no espelho em busca de um padrão de beleza

    Como você é afetado pelo padrão de beleza

    Já parou para pensar como você é afetado pelo padrão de beleza estabelecido? Independente do seu gênero ou classe social, você está sendo bombardeado cotidianamente pelas mensagens subliminares carregadas de apelo ao belo. Isso fez com que milhares de pessoas buscassem, incansavelmente, se adequar a esses padrões de forma doentia. Algumas pessoas acabaram desenvolvendo compulsões alimentares, como a bulimia e a anorexia. Guardadas as devidas proporções para cada caso, e pensando também nas tendências individuais. Fato é que a mídia exerce influência no comportamento das pessoas. Vide as modelos que desfilam a nova moda, ditando o caminho do verão, outono ou inverno; ou até mesmo aquela atriz super famosa que…

  • Como saber se é dependência ou amor?

    Em meio a tantos encontros e desencontros, às vezes nos perguntamos como saber se é dependência ou amor. Na verdade, essa dúvida esconde uma carência afetiva muito grande a qual não se pode suprir nunca. E sabe por quê? A resposta está no fato de haver uma grande tendência a se buscar afeto fora e não dentro. Sabe quando você entra em uma relação a ponto de se esquecer de você mesmo? Você se anula pelo outro, fazendo todos os gostos dele para não desagradá-lo, pelo medo de perdê-lo ou ficar só. Você sente uma angústia muito grande só de pensar em não ter mais essa pessoa por perto e…

  • Você pensa em suicídio?

    Se você pensa em suicídio, esse texto é para você. Além de você, existem outros bilhões de pessoas no mundo que estão desesperadas e em aflição para deixarem de sentir essa dor interna, que é emocional, de uma tristeza profunda e que poucos conseguem compreender como é. Consigo te entender profundamente quando afirma que pensa em tirar sua vida porque não suporta mais sua dor. E, na verdade, é essa dor que você quer matar, e não você mesmo. Se isso faz sentido para você, então prometa para mim que irá ler esse texto até o fim, antes de fazer qualquer coisa. Pensamentos suicidas Quando você pensa em suicídio, seus…

  • Ansiedade: o que alivia?

    O que alivia a ansiedade vai depender de cada indivíduo. Porém, partindo do pressuposto de que nossas aflições começam em nossa mente, podemos dizer que o alívio inicia com o cessar das preocupações. E qual é a raiz de nossas preocupações? Sabendo que a raiz de nossas preocupações está nas nossas dificuldades de resolução de problemas, na maioria das vezes, o princípio do alívio da ansiedade está em trabalharmos com a amplificação das possibilidades de resolução de uma situação específica, a começar pela ordem de prioridades. E as crenças limitantes? No entanto, existem algumas crenças limitantes que bloqueiam nossa manifestação, o que acarreta na dificuldade de enxergarmos além do problema.…